OK, Murilo,bom papo, por mim, perfeito.Sobre o ISO,acertando o que disse,sucede que eu nunca o altero,deliberadamente,para evitar o tal do "noise".Com a 8700 , certas "cenas" alteram, mas isso é outra estória.Mas não discordo do interesse do assunto. O "size" é mais importante , isto para mim. Sobre "imagem" não é humor acido, mas quase sempre humor rasca ,para humilhar.E isso corresponde ao geral desconhecimento mutuo, entre Portugal e Brasil.Eu, que tenho um pé em cada lado,talvez me custe muito a aceitar esse "humor",que tem uma replica do lado de cá... Abraço, jorge
Sim, está tudo nos conformes! Sabe.... Eu aprecio muito uma boa discussão como esta (ainda mais quando gira em torno do assunto fotografia), gosto de debater, conversar, etc... nós sempre aprendemos com isto!
Apesar de eu ter achado muito válido, vi que o assunto ISO foi além de sua importância e como havia falado, dizer qual ISO escolhido na hora da foto é opcional! Afinal de contas, o 'noise' jamais tirou o brilho de suas fotos, até mesmo por que sempre notei que fases um excelente trabalho de edição!
Agora, fugindo um pouco da questão fotografia e falando da questão que você levantou aqui, sobre a 'imagem' que os brasileiros fazem, Eu particularmente não concordo e nunca concordei com este humor ácido direccionado aos portugueses, mas não pense que só os portugueses que são os alvos, pelo menos aqui no sul do pais, vejo que os argentinos são muito mais 'sacrificados' ainda. Isso é uma cultura geral, e não posso fazer nada para mudar, só faço a parte que me cabe, em não aderir e não ser engolido por esta onda.
Bem, acho que é isto. Agora.... vamos voltar para nossos cenários e fotografar.
[] Murilo
0
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/22/2004
Obrigado, Angelo,brasileiro desterrado em terra de brumas ,tabloides e pubs.Sim ,tenho um estilo de viver,do qual resulta o que faço e como faço.Gosto de musica e poesia e adoro uns versos de José Regio, "Cantico Negro". Eles são o meu hino.Se não conhece,dê-me as suas coordenadas, eu mando-lhe o poema.Em fotografia tenho "My way" e não vou mudar para fazer IBOP ou ser simpatico.Se me fazem um comentário que considero fora de propósito,provavelmente não respondo de forma palaciana.Sobretudo não sou nem "Manuel nem Joaquim" se é que percebe o que quero dizer, o que no Brasil leva a ser encarado com alguma surpresa. Mas as tuas fotos , muito british, daqueles tipos muito londrinos, tem um cunho muito pessoal e acho que é um bom caminho,segue por aí, é terreno livre e podes fazer teua propria linguagem. Abraço e obrigado, jorge ISO e aquilo não me leva a parte alguma.Vou seguindo meu caminho...
Gostei muito, Jorge. Esta bem ao seu estilo, e o jogo de luzes (naturais, artificiais) e sombras ficou bom.
Admiro bastante o fato de que voce encontrou um estilo do qual gosta. Nem sempre agrada a todos, mas quem faz arte sempre enfrenta a questao do gosto individual.
O estilo que voce usa é diferente e voce gosta, doe a quem doer. Um dia eu chego lá :)
Sobre o "ISO" e o "AQUILO", uso o campo alternativo para o filme, e escrevo "digi @ iso 100" por exemplo, pois acho que isso é "menos irrelevante" que a capacidade do cartao. E só digo porque perguntam.
[]s Angelo.
0
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/22/2004
Murilo, na minha última foto já indiquei tudo isso. Acho que a questão estás bem posta. Abraço, jorge
0
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/22/2004
Murilo, na minha última foto já indiquei tudo isso. Acho que a questão estás bem posta. Abraço, jorge
0
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/22/2004
Caro Murilo: OK, vamos por partes. Minha resposta à Carmem, obvio é feita usando humor.Toda a gente que vê minhas fotos ,sabe que eu estou-me nas tintas para regras.Digo isso , muito claramente, na minha bio.Tenho-o dito imensas vezes.Quando insistem nas "distrações" ou no "level" ,obvio que respondo no humor.Não porque não respeite outras opiniões, mas para quê mandar ir à missa quem está farto de dizer que não é católico? Eu sei muito bem e agradeço a sua lição sobre o ISO, que tem importancia.Mas isso é uma escolha que eu posso fazer, para cada foto.Aqui talvez eu me tivesse explicado mal.Eu tenho uma Coolpix 8700 e todas as instruções de um site , onde isso vem muito bem explicado. E agora, sem humor, o "tom" já está nos conformes ? Abraço, jorge Ah, obvio que não incomoda nada, eu adoro conversar e aprender ,mas não tenho nada a ver com uma certa "imagem" que brasileiro faz de portuga...
Postei uma mensagem agora, porem nao sei por que o Usefilm nao publicou!
Vou tentar escrever o texto dinovo!
Jorge, desculpe se estou sendo inoportuno com esta conversa de ISO, mas sua resposta ao comentário da Carmem (que diga-se de passagem, eu não concordei com o 'tom' (mas prefiro acreditar que tenha sido uma brincadeira sua)) sobre ISO, existe sim uma diferença significativa entre ISOs. Não é só nas máquinas de filme que se tem diferenças entre ISOs, nas fotos digitais, elas também aparecem. Não sei se é do seu conhecimento, mas... qto maior o ISO maior é a sua granulação (noise). Abaixo vou colocar exemplos de um site (dcresource) onde traz o teste de uma coolpix 8700 para que todos possam ver, tirar suas conclusões e pra que nao fique dúvida do quao importante é a escolha de ISO para as fotos. Mas claro, informar o ISO aqui na página é opcional, só não podemos dizer que é tudo a mesa coisa.
Postei uma mensagem agora, porem nao sei por que o Usefilm nao publicou!
Vou tentar escrever o texto dinovo!
Jorge, desculpe se estou sendo inoportuno com esta conversa de ISO, mas sua resposta ao comentário da Carmem (que diga-se de passagem, eu não concordei com o 'tom' (mas prefiro acreditar que tenha sido uma brincadeira sua)) sobre ISO, existe sim uma diferença significativa entre ISOs. Não é só nas máquinas de filme que se tem diferenças entre ISOs, nas fotos digitais, elas também aparecem. Não sei se é do seu conhecimento, mas... qto maior o ISO maior é a sua granulação (noise). Abaixo vou colocar exemplos de um site onde traz o teste de uma coolpix 8700 do endereço: www.dcresource.com/reviews/nikon/coolpix8700-review/index.shtml para que todos possam ver, tirar suas conclusões e pra que nao fique dúvida do quao importante é a escolha de ISO para as fotos. Mas claro, informar o ISO aqui na página é opcional, só não podemos dizer que é tudo a mesa coisa.
abaixo um exemplo de ISO 50
0
ISO 50
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/21/2004
Carmem, desculpa, só mais uma coisa.Não uso Tiff nem raw, 1600x1200, o sharp sou eu que ponho lá.Acrescento, é "my way"... Abraço, jorge
0
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/21/2004
Carmem, vamos por partes.As vertigens, com os predios e as grades,a girarem para a direita, tem um bom remédio.Chama-se "Gincoben" e a minha irmã costuma usar, com sucesso.Vende-se nas Farmácias. Depois eu indico aquilo que sou obrigado a dizer, qual o filme.Eu sei que não interessa , a não ser a mim, ter 1 GB ou 16 MB.Seria mais interessante dizer a dimensão original, mas essa ninguém pede. ISO? Para quê? Em film convencional , sim, em digital ? Mas , na ultima foto que coloquei aqui, já te dou muitas indicações, algumas com interesse outras, talvez não. Obrigado e um abraço, jorge
0
Jorge Vasconcelos{K:33746} 7/21/2004
Obrigado,eu gostei do que vi,nesse fim de tarde chuvoso e frio.Pouca luz, mas deu. Abraço, jorge
Olá Jorge! Muito bem levantada esta questão da Carmem com relação a especificar o tamanho do cartão ao inves do ISO utilizado! Eu particularmente tb acho mais interessante (e mais apropriado para o espaço) se informar o ISO, pois o modelo e capacidade do cartão, definitivamente não influencia em nada na qualidade da imagem, pelo menos até hoje nunca vi! Uma sugestão que faço é além de informar o ISO no campo correspondente, é você dizer o tamanho original da imagem e seu formato (jpg, tiff, etc...) no campo "about" como nosso amigo Diego Dotta (#56776) faz. Alias, ele sempre traz informações muito úteis sobre as condições de cada foto feita! Você poderia observa-lo, pois traria mais informações interessantes para todos nós!
Apesar da gentileza de Murilo..tenho a sensação de vertigem com a perspectiva dos prédios, o poste e grades...levemente rotacionadas para a direita.. Achei que também há um pouco de sharp a mais.. mas deve ser problema da redução dos arquivos de altíssima qualidade que faz usando teu cartão de 1gb para uma imagem final tão pequena..
Aliás, Jorge, queria sugerir que em vez de informar o tamanho do cartão, informasse se gravou em Tiff ou Raw.. e qual software utilizado para a conversão para jpeg.
Muito obrigada pelos elogios a minha nikon: nesta viagem, ela superou minha Olympus várias vezes, a não ser que precisasse de abertura maior que 8.0.
Hummmm, muito bonito Jorge! Bem, acho que já não é mais novidade para ninguem, que eu adoro fotos de paisagens urbanas! Agora... esta combinação de crepúsculo com prédios ficou ótima!